Ainda vale a pena ter o controle de ponto manual?

Entenda se este tipo de marcação ainda faz sentido, nos dias de hoje, para sua empresa.

Todo mundo já sabe (e sempre soube) que planilhas desempenham um papel de extrema importância no cotidiano corporativo: Elas organizam informações com precisão e oferecem flexibilidade, especialmente para inserir, alterar ou eliminar dados a qualquer momento, quando necessário.

As planilhas têm uma ampla gama de usos, desde a criação de cronogramas, o cadastro de clientes, o registro de produtos e valores, o controle de gastos e lucros, até a elaboração de orçamentos e a listagem de passivos e ativos de uma empresa.

Embora sejam mais comumente associadas ao setor financeiro, essas planilhas desempenham um papel fundamental na armazenagem das marcações de ponto, conhecido como controle de ponto manual. Isso auxilia o Departamento de Recursos Humanos na elaboração rápida da folha de ponto dos colaboradores, devido aos cálculos que precisam realizar.

Nos dias atuais, da mesma forma que os departamentos comerciais e os times de planejamento e desenvolvimento, os profissionais de RH também têm à disposição ferramentas online para a marcação e controle de ponto das equipes.

Essa modernização afetou o setor de Recursos Humanos, que antes estava repleto de inúmeras burocracias arraigadas. Afinal, todos os departamentos buscam alternativas eficientes que impulsionem o desempenho das equipes e, consequentemente, aumentem o lucro do negócio.

Atualmente, as empresas muitas vezes ainda utilizam o livro de ponto para efetuar o registro, e em seguida, inserem os dados em planilhas do Excel. No entanto, existem formas muito mais eficientes de controlar o fluxo de entrada, saída e intervalo dos colaboradores, com investimentos bastante razoáveis, quando consideramos o retorno sobre o investimento. Você já calculou quantas horas o Departamento de Recursos Humanos gasta calculando a folha de ponto?

O controle de ponto manual está se tornando obsoleto e consome um tempo que poderia ser direcionado para ações mais produtivas e satisfatórias. Se sua empresa ainda utiliza esse método, saiba que ele pode estar prejudicando o desempenho da sua equipe.

A partir disso, você já parou pra pensar como seria importante contar com uma ajudinha da tecnologia nesta tarefa?

Se a resposta for sim, siga os próximos passos: Participe do nosso Webinar online, que acontece todas às quartas-feiras, às 16:00. É só fazer a inscrição neste link.

O controle de ponto online é uma alternativa viável para deixar todas as dificuldades presentes na atividade de controle de ponto manual para trás. Inicie o teste gratuito de 14 dias do Registro Ponto, clicando aqui.

Compartilhe!