Reforço de segurança da plataforma pelo Ciclo.

Com o novo módulo, as alterações realizadas impactam somente os ciclos abertos, evitando reflexos indesejados nos ciclos anteriores.

Com o objetivo de ter um reforço da segurança da plataforma Registro Ponto e cumprir com as rigorosas exigências estabelecidas na recente Portaria 671, implementamos com sucesso o inovador módulo denominado Ciclo.

É relevante recordar que, no início do ano de 2022, os profissionais dedicados à área de Recursos Humanos tiveram que se adaptar às profundas alterações introduzidas pela Portaria 671 do MTP – Ministério do Trabalho e Previdência, que substituiu as Portarias 373 e 1510 em 11 de novembro de 2021. A Portaria 373, que regulava sistemas alternativos de registro de ponto, exigia acordos coletivos ou convenções, mas essa exigência foi removida pela Portaria 671.

Por sua vez, a Portaria 1510 tratava das regras para o Sistema de Registro Eletrônico de Ponto (SREP). Antes, ela regulamentava apenas registros manuais ou cartográficos. A nova portaria também aborda a exigência de comprovantes de registro de ponto, sua disponibilidade em PDF e a assinatura eletrônica. Além disso, enfatiza a necessidade de justificar alterações de horário e manter o registro original para auditorias.

Com a implementação do módulo Ciclo, gestores podem realizar alterações e inativações de marcações incorretas no ciclo atual, sem afetar ciclos anteriores. Para ajustes em ciclos anteriores, é necessário reabri-los, gerando um registro detalhado das alterações.

A Portaria destaca que alterações de horas sem histórico podem prejudicar a comprovação das marcações, afetando a contagem de horas e resultando em banco de horas ou horas extras indevidas.

Dessa forma, o módulo Ciclo combate tentativas de fraude nos horários registrados e, simultaneamente, minimiza equívocos de gestão. Isso assegura a integridade inabalável dos dados e promove a mais completa transparência em todas as ações relacionadas ao registro de ponto.

Para saber mais, leia os artigos do nosso blog sobre o assunto!

Compartilhe!