O Coronavírus, COVID-19, é pauta no momento em todo o mundo, em relação à proporção que tem tomado. A Organização Mundial de Saúde (OMS), decretou pandemia, ou seja, o vírus está propagado em todos os continentes, tendo um contágio muito fácil e rápido de ser espalhado. Por conta disso, medidas drásticas estão sendo adotadas em diversos países

A maioria dos países já conta com casos confirmados de Coronavírus. Aeroportos, fronteiras estão sendo fechadas, aulas suspensas, eventos cancelados e a orientação geral é que a população fique em casa, evite aglomerações para reduzir o contágio.

Em relação ao trabalho, a recomendação é que se possível, empresas que puderem adotem o trabalho home office e façam rodízio com os funcionários, para diminuir o número de pessoas em circulação.

O que as empresas podem fazer?

Uma medida essencial a ser tomada pelas empresas que continuarem suas atividades, é a disponibilização de álcool em gel para a higienização das mãos, intensificar a limpeza do ambiente, orientar os funcionários sobre a importância de lavar as mãos.

Para evitar a propagação do vírus, outra medida que tem sido adotada e empresas que puderem também adotem o trabalho home office, antecipação de férias, dispensa das atividades para colaboradores com mais de 60 anos. A orientação é que também viagens a trabalho sejam adiadas ou canceladas no momento, que as reuniões sejam feitas por vídeo conferência.

Em caso de colaboradores apresentando sintomas de gripe, o recomendado é que sejam afastados do trabalho e fiquem em casa em isolamento e só retornem à suas atividades após o período de quarentena. Nesse período, o colaborador tem direito de continuar a receber seu salário normalmente.

Trabalho home office

Neste momento, em tempos que o COVID-19 tem aumentado os casos no Brasil, o ideal é que a população procure ficar dentro de suas casas e evite o convívio social, para que o vírus possa ser controlado e evite chegar em estado de emergência com grande número de infectados e mortes, como tem sido na Itália e outros países da Europa.

Algumas empresas em cidades onde o foco do COVID-19 está com maior concentração, já estão adotando o trabalho home office, e a tendência é que mais empresas adotem essa medida, até que tudo possa voltar ao normal.

Com a necessidade do trabalho home office, as empresas precisam se adaptar junto à sua equipe à essa nova realidade. Ter uma rotina mesmo de forma remota, com reuniões constantes por vídeo conferência, equipe conectada sempre ao e-mail e canais de comunicação rápida como o WhatsApp, ajudam a manter a eficiência do trabalho, mesmo com a equipe fora do ambiente de rotina.

Gerenciamento de equipes home office

Um desafio do RH é passar a se adequar a modalidade home office, e a conseguir gerenciar suas equipes e se assegurar da produtividade, mesmo que de forma remota.

Neste momento que se faz necessário, o trabalho home office, é preciso que o colaborador tenha a disciplina de continuar a cumprir sua carga horária de trabalho e as atividades pertinentes em casa, de forma segura.

Para gerenciar a jornada de trabalho home office, uma solução é utilizar um sistema em que o colaborador possa efetuar a marcação de ponto em sua casa, pela web ou pelo aplicativo no celular.

O Registro Ponto, possibilita que os colaboradores possam bater o ponto de sua casa, conforme a jornada de trabalho de cada um. Dessa forma, o RH também consegue através do painel do gestor, ter o gerenciamento da jornada de sua equipe que está trabalhando home office.