Trabalho Home care ou também conhecido como atendimento domiciliar é o trabalho prestado por profissionais da saúde, que atendem pacientes que necessitam de acompanhamento temporário ou contínuo em casa. Diferente de um cuidador, o profissional home care necessita ter capacitação na área da saúde.

Este trabalho visa a desospitalização, liberando leitos nos hospitais, quando indicado pelo médico o acompanhamento do paciente pode ser feito em casa. Esse acompanhamento pode ser através da internação domiciliar com os devidos equipamentos necessários, visitas regulares para acompanhamento, tudo depende da necessidade de cada paciente que pode ser acompanhado por um profissional da saúde ou uma equipe multidisciplinar se necessário.

O atendimento Home care, tem sido muito recomendado em diversos casos, pois reduz a possibilidade de infecção hospitalar para o paciente, além de estar sendo acompanhado em sua residência, próximo aos seus familiares.

É um mercado que está se expandindo, e cada vez mais empresas oferecem seus serviços de atendimento Home care, contando com uma equipe multidisciplinar.

Jornada de trabalho do atendimento Home care

É dever de toda empresa que presta serviços Home care, cumprir a legislação trabalhista, em relação à jornada de trabalho, pagamento de horas extras, intrajornada e controle de ponto.

Como sabemos, os serviços de saúde operam 24 horas por dia, 7 dias por semana. No atendimento Home care, não é diferente, as equipes de atendimento normalmente trabalham com escalas para atender pacientes que necessitam de acompanhamento 24 horas por dia.

Em muitos casos a jornada de trabalho é feita por plantões e segue a carga horária de 12 x 36. Porém a jornada de trabalho deve ter o descanso de 24 horas consecutivas respeitados, assim como até duas horas de intervalo intrajornada.

Como ter o controle de horários do atendimento Home care?

O trabalho Home care também é um trabalho remoto, em que o profissional da saúde irá desempenhar externamente na residência de um paciente ou em várias residências, quando se atende mais de um paciente.

A jornada home care é incomum em relação a outros trabalhos externos, pois conta com horários diferenciados, turnos, plantões, podem ter visitas a mais de um paciente no dia, principalmente quando há pacientes que necessitam do acompanhamento 24 horas, trocas de turnos e imprevistos podem acontecer, gerando horas extras e ocasionando dificuldade em acompanhas as horas trabalhadas e folgas a serem tiradas.

 Fica mais complicado também para a empresa que faz a gestão desses colaboradores, pois são muitos profissionais com jornadas diferenciadas, horas extras para monitorar, faltas, atrasos, trocas de turno, que dificulta o controle da jornada dos colaboradores.

Uma solução para o controle da jornada dos colaboradores externos é o uso de software para o controle de marcação de ponto. Dessa forma, o colaborador consegue ter seus horários de entrada, saída, horas extras registradas de forma segura e ter o controle da sua jornada. Através do celular o colaborador Home care pode marca o ponto, receber notificações e ter o controle do seu saldo de horas.   

Para a empresa que faz a gestão dos colaboradores externos, é possível ter acesso em tempo real a todas as marcações, relatórios de desempenho e produtividade da equipe. Ter um sistema para marcação remota possibilita um controle de jornada efetivo e eficaz reduzindo os riscos de processos trabalhistas por horas extras realizadas e não pagas, por exemplo.

É um sistema simples, que com poucos cliques o colaborador consegue fazer a marcação, tem baixo custo para as empresas, pois não é necessário a aquisição de relógios e outros aparelhos e não tem custo de implantação.

 O software Registo Ponto, vem sendo muito procurado por empresas Home care e outros seguimentos que necessitam ter o controle e gestão de seus funcionários externos, possibilitando praticidade e otimização dos processos para o setor de recursos humanos.