Com o avanço do desenvolvimento de novas tecnologias, é possível otimizar os processos de marcação e gestão de ponto pela web de forma simples e prática.

Nos últimos anos, a tendência no setor de recursos humanos, são sistemas de marcação de ponto on-line através de softwares que podem ser usados via tablet, web e app para marcar o ponto, eliminando a necessidade de ter um relógio fixo de parede.

Os gestores conseguem efetuar o controle de horas dos colaboradores em tempo real e otimizar seus processos de trabalho, uma vez que o sistema conta com cálculos e relatórios que poupam todo trabalho manual e tem um trabalho mais eficaz e assertivo no fechamento ao final do mês.

O sistema de marcação on-line está totalmente dentro da lei de acordo com o Ministério do Trabalho. Em 2011 foi regulamentada a portaria nº 373, que permitiu que outros meios alternativos de marcação fossem adotados desde que estivessem de acordo coletivo com os sindicatos da categoria.

Como funciona a marcação de ponto tradicional com relógio de parede?

A forma mais tradicional para controle de ponto dos funcionários, sempre foi o relógio ponto de parede. Por muito tempo, o relógio mais usado para controle de ponto foi o cartográfico, em que o colaborador bate o cartão de forma manual, marcando os horários de entrada e saída.

 Essa forma de marcação por cartão, permite que um colaborador possa bater o cartão por outro, além do trabalho manual da equipe de recursos humanos no fechamento e conferência das horas ao final do mês. Esse trabalho manual demanda tempo e está passível de falhas na contabilização das horas.

  Existe também uma versão mais moderna do relógio de parede em que o colaborador bate o ponto através da digital. Porém, ainda existe o custo alto para aquisição do relógio e implantação, custo de manutenção e bobina, e a falta de mobilidade por ser fixado em lugar só, sem contar nos custos de contratação de software adicional para efetuar a gestão.

Quais as vantagens de adotar o sistema de marcação on-line?

A marcação de ponto on-line, ou também conhecida como marcação móvel, vem sendo aderida por muitas empresas, pelas facilidades e benefícios que possui em relação as marcações tradicionais com relógios de parede. É possível ter o controle de marcação de ponto de equipes externas, com a facilidade de marcar através de seus dispositivos móveis, praticidade para fazer o fechamento mensal, acompanhamento de saldo de horas, faltas, atrasos, justificativa, férias e muito mais.

Uma gestão mais efetiva no controle de horas diminui a incidência de processos trabalhistas para as empresas. Em relação aos custos, também é mais vantajoso, já que não há custo para implantação do sistema, não há manutenção de relógio, gastos com papéis e evita pagamento de horas extras para quem faz o fechamento de ponto, uma vez que, o mesmo pode demandar tempo para outras atividades.

Como é feito o controle das marcações de ponto?

O gestor tem acesso fácil e rápido a relatórios no painel de controle sobre as marcações de seus colaboradores. Através do painel do gestor é possível controlar faltas, atrasos, saldo de horas, justifica e envio de atestados, além dos cálculos de horas feitos no sistema e que otimizam o trabalho.

Todos os dados ficam salvos na nuvem, trazendo mais segurança no processo de controle da jornada de trabalho e também a praticidade de acesso a qualquer momento e em qualquer lugar, basta acessar pela internet.

Como é feito a marcação pelo colaborador?

O colaborador pode efetuar a marcação via tablet disponibilizado pela empresa, quanto também por login e senha na web ou no app em seu celular. Os sistemas também contam com tecnologias de biometria pelo celular e reconhecimento facial, trazendo maior segurança na marcação.

Também é possível efetuar a marcação off-line, ou seja, caso a colaborador não esteja sem acesso à internet no momento de bater o ponto, o horário exato da batida fica armazenado e é registrado assim que houver a conexão de dados.

 A tecnologia de marcação de ponto on-line conta também com geolocalização que mostra o local e horário que o colaborador bateu o ponto, evitando que seja marcado fora da área determinada pela empresa.

Adesão das empresas pela marcação de ponto móvel

Com o avanço e desenvolvimento de novas tecnologias, vemos que a tendência do mercado é que cada vez mais as empresas optem por sistemas que facilitem tarefas e reduzam custos. Os relógios de parede estão ficando obsoletos e o sistema de controle de ponto on-line, é uma realidade para quem não quer ficar para trás.

Para quem quer um sistema de marcação de ponto móvel que ofereça, segurança, mobilidade e uma gestão eficiente de acompanhamento da jornada de trabalho, o software Registro Ponto, consegue atender a necessidade de sua empresa de pequena a grande porte com um ótimo custo-benefício.